Todos precisam de alguém para se inspirar, para ser fonte de admiração e exemplo. Para nós, o médico proctologista Roberto Luiz Kaiser é essa figura. Apaixonado pela medicina, ciência e avanço do aprendizado, é mais que a inspiração, é a fonte de energia do Instituto Roberto Luiz Kaiser, ROKA, que acaba de nascer.
Se o Instituto nasce agora, em 2017, a história do médico que empresta a ele o seu nome começa em 1940, aqui mesmo, em São José do Rio Preto.
Filho do funcionário público Giannino Kaiser e de Idallina Caldeira Kaiser, foi estimulado desde criança a seguir seus sonhos e ultrapassar barreiras.
Passou a infância e adolescência vendo e vivenciando o crescimento do bairro Redentora, onde morava, e consequentemente da cidade de Rio Preto.
No início da vida adulta, foi para o Rio de Janeiro fazer cursinho. O pai trabalhava em dobro para sustentar o sonho do filho e cuidar dos irmãos Américo, Maria Izabel e Fernando.
A Faculdade de Medicina Federal do Rio de Janeiro sempre foi o seu sonho e em 1966 se realizou.
Dedicado, soube desde o início da graduação que a proctologia era a sua vocação. Estudou, empenhou-se, buscou referências mundiais e ao fim da faculdade passou na especialização na Casa de Saúde São Sebastião – Rio de Janeiro. E foi lá que o mundo profissional se cruzou com a vida pessoal.
Estudante de enfermagem, a carioca Sueli Noronha também trabalhava na Casa de Saúde São Sebastião – Rio de Janeiro e pelos corredores nasceu a amizade, que evoluiu para namoro e em 1971 resultou em casamento.
O casal iniciou a vida à dois em São José do Rio Preto, lugar onde o Dr. Kaiser sempre disse querer voltar, construir uma família e viver toda a sua vida.
Na Rua Voluntários de São Paulo foi inaugurado o consultório do primeiro proctologista da cidade. Em sociedade com o também médico Roquete Lima, o consultório ganhou rápida notoriedade.
Sempre atencioso com os pacientes, dedicado e envolvido com as famílias, Dr. Roberto Luiz Kaiser foi o primeiro médico a tratar câncer de intestino em São José do Rio Preto.
Os filhos acompanhavam de perto o trabalho do pai. Sempre presente, era a figura carinhosa e amorosa dos filhos Kaiser Junior, Vanessa, Carla e Kelvin.
Eram também companhia constante no hobby preferido do pai, a fazenda. Juntos, adoravam curtir a vida do campo.
Entre idas e vindas ao consultório, hospitais e às inúmeras consultas, um dos filhos demonstrou interesse pela profissão do pai.
Após sua graduação e especialização, no Brasil e exterior, Prof. Dr. Kaiser Junior retornou para Rio Preto cheio de aprendizado e muita paixão pela medicina.
Pai e filho se uniram e em 2003 deram vida à Kaiser Clínica. Orgulhoso do filho, Dr. Kaiser confiava na formação minuciosa do Prof. Dr. Kaiser Junior, e sabia que poderia esperar dele grandes feitos.
A Kaiser Clínica é o resultado da paixão dos dois profissionais pela vida, por cuidar do próximo e é também uma materialização da união da família Kaiser, forte também entre ele e os filhos Vanessa, Carla e Kelvin, que optaram por profissões diferentes, mas sempre estiveram presentes.
Entre as suas paixões também estava a fazenda, local onde o Dr. Kaiser adorava estar.
Sueli Noronha Kaiser, parceira e apoiadora do marido, acompanhou a evolução de perto do estudante até o profissional, que colecionava prêmios e reconhecimentos pelo pioneirismo do trabalho desenvolvido. Dr Kaiser foi aquele esposo parceiro, que mesmo envolvido a tantos compromissos estava sempre presente e com uma mão estendida.
Dr. Roberto Luiz Kaiser faleceu em 2009 e deixou com sua família, colegas de profissão, pacientes e amigos uma saudade latente, mas também o orgulho por tudo que fez.
Seu pioneirismo, sua busca incessante por conhecimento e garra não poderiam ser melhor representados do que na forma de um Instituto.
Roberto Luiz Kaiser, a você, o nosso muito obrigado!